Ao iniciar o Mugen, a tela inicial exibe um texto informativo com a versão da engine e algumas mensagens adicionais. Esse conteúdo pode ser acessado com a tecla F1 e editado de forma simples, permitindo que cada criador personalize a apresentação do seu projeto.
Neste tutorial, você vai aprender a modificar esse texto no arquivo system.def, localizado na pasta Data.
Passo a passo para editar o texto
- Abra a pasta principal do seu Mugen.
- Entre na pasta Data.
- Localize e abra o arquivo system.def usando o Bloco de Notas (ou outro editor de texto).
- No menu superior, clique em Editar > Localizar.
- Digite a palavra
textpara encontrar a seção correspondente.
Você encontrará algo semelhante a este trecho:
[Infobox Text] ;(new in MUGEN 1.0)
Welcome to M.U.G.E.N 1.1 beta!
_
* This is a public development build, for testing purposes.
_
* This release isn't stable and may contain bugs and incomplete features. If you are looking for a stable build, get the latest M.U.G.E.N 1.0 from elecbyte.com.
_
* We may change features without notice between development builds. Since things may break, we recommend that you DO NOT rely on any particular features specific to this build.
_
* Please report bugs in elecbyte.com/forum in the MUGEN 1.1 section.
_
* Your help and cooperation are appreciated!
Substituindo o texto
Basta substituir o conteúdo em inglês pelo seu próprio texto personalizado. Caso não encontre a seção exibida acima, você pode acrescentar o bloco de código antes da linha:
;——————————————————–;
;Character select definition
Dica extra: alterando a fonte do texto
Se quiser modificar também a fonte utilizada no texto, adicione o seguinte trecho antes da linha anterior:
[Infobox] ;(new in MUGEN 1.0)
text.font = 7,0,1
No exemplo acima, o número em vermelho corresponde ao índice da fonte definida em seu system.def. Você pode ajustar conforme desejar.
Conclusão
Com esse processo, você pode deixar a mensagem inicial do Mugen mais personalizada, seja para dar boas-vindas aos jogadores, indicar informações sobre seu projeto ou até mesmo incluir créditos. Uma pequena modificação que torna o jogo mais único e autoral.

