O Evolution Championship Series (EVO) é o maior e mais importante torneio anual de jogos de luta do mundo, atraindo competidores de diversos países para competir em formato de dupla eliminação.. Sua origem remonta a 1996, com o torneio Battle by the Bay na Califórnia, que reuniu cerca de 40 jogadores em Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2.
A partir de 2002, o evento passou a se chamar Evolution Championship Series, e em 2005 foi transferido para Las Vegas, estabelecendo-se como sua sede definitiva. Em 2009, o EVO superou pela primeira vez a marca de mil participantes, impulsionado pelo fenômeno Street Fighter IV.
Crescimento e profissionalização
Ao longo dos anos, o EVO consolidou-se como símbolo de profissionalização dos jogos de luta. Em 2022, o torneio voltou ao formato presencial no Mandalay Bay, com uma seleção diversificada de títulos como Dragon Ball FighterZ, Tekken 7 e The King of Fighters XV. Em 2023, a edição atingiu 9.182 inscritos, o maior volume em sua história.
Em 2024, o torneio ocorreu entre 19 e 21 de julho no Las Vegas Convention Center, com cerca de 10.240 participantes e público estimado em 18 mil pessoas. O evento reuniu novidades como Granblue Fantasy Versus: Rising e marcou o retorno de Street Fighter III: 3rd Strike.

Já em 2025, de 1 a 3 de agosto, o EVO contou com títulos como Street Fighter 6, Tekken 8, Fatal Fury: City of the Wolves e um torneio Throwback com Marvel vs. Capcom 2, além da estreia dos “side events” sob o selo Evo Extended Lineup.
As regras
Como dito no começo, os torneios principais, são no formato “dupla eliminação”. Isso significa que os jogadores são divididos em duas chaves.
Cada jogo da primeira rodada tem um vencedor e um perdedor – eles passam para a respectiva chave (vencedores e perdedores) e continuam competindo.
Se o competidor perder novamente na chave dos perdedores, está fora do torneio.
Se o competidor perde uma partida na chave dos vencedores, então desce para a chave dos perdedores.
No final, os vencedores de cada chave competem novamente para determinar o vencedor geral do evento.
Os torneios individuais também têm regras específicas do jogo, além das regras EVO normais, por exemplo, em relação à seleção de personagens, restrições e regras personalizadas.
Em alguns casos, também existem restrições aos jogos em si – a EVO Japan 2019, na verdade, baniu os jogos. Mais especificamente, Super Smash. Bros Ultimate e Dragon Ball Fighter Z foram banidos da competição. Isso porque as editoras não apoiaram o evento, obrigando os organizadores a não incluí-lo.
Ato 37: o momento mais icônico da história
Um dos momentos mais aclamados do EVO aconteceu em 2004, conhecido como Evo Moment #37. Na semifinal de Street Fighter III: 3rd Strike, Daigo Umehara executou uma sequência de 15 parries perfeitos no super ataque de Justin Wong, mesmo com sua barra de vida quase zerada, um feito lendário no universo dos esports.
O maior vencedor da história do EVO
Com nove títulos conquistados, Justin “JWong” Wong é o jogador mais vitorioso da história do EVO. Ele venceu Marvel vs. Capcom 2 sete vezes entre 2001 e 2010, Street Fighter III: 3rd Strike em 2009 e Ultimate Marvel vs. Capcom 3 em 2014. Para o Guinness World Records, ele detém o recorde de maior número de vitórias em um único jogo no EVO, com seis conquistas em MVC2.
Nas comunidades, é amplamente celebrado como o jogador mais adaptável e dominante da história do torneio:
Justin Wong has more EVO wins than anyone. […] Justin Wong has more EVO top 8s than anyone else.

