Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
The Crab GamesThe Crab GamesThe Crab Games
  • Notícias
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

    Atualização refina estabilidade, corrige falhas persistentes e amplia opções para quem trabalha…

    Redação
    1 dia atrás
    9 visualizações
    Reportagens
    Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade
    1 mês atrás
    126 visualizações
    Notícias
    Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN
    3 meses atrás
    393 visualizações
    Colunas
    Mortal Kombat e a Represontologia
    3 meses atrás
    396 visualizações
    Reportagens
    O que é o OpenBOR?
    5 meses atrás
    356 visualizações
  • Reportagens
    Reportagens

    O que é o Ikemen Go?

    Conheça o Ikemen Go, a engine moderna e gratuita que resgata o legado…

    Redação
    5 meses atrás
    207 visualizações
    Reportagens
    A consolidação dos jogos de luta nos anos 80
    4 anos atrás
    217 visualizações
    Reportagens
    A origem dos jogos de luta nos anos 70
    4 anos atrás
    188 visualizações
    Notícias
    Projeto de remake de Mortal Kombat Trilogy pela Eyeballistic é oficialmente abandonado
    4 anos atrás
    253 visualizações
    Downloads
    SVC Chaos: SNK vs Capcom adaptado para Ikemen GO
    4 anos atrás
    149 visualizações
  • Entrevistas
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.6.3: atualizações essenciais para criadores Mugen

    Atualizações que elevam a experiência de criação no Fighter Factory Studio

    Redação
    4 anos atrás
    301 visualizações
    Tutoriais
    Como alterar o texto informativo da tela inicial do Mugen
    4 anos atrás
    209 visualizações
    Entrevistas
    Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
    4 anos atrás
    217 visualizações
    Entrevistas
    Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth
    4 anos atrás
    138 visualizações
    Entrevistas
    Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen
    4 anos atrás
    175 visualizações
  • Downloads
    Entrevistas

    FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

    Felipe Xavier, conhecido como FXFreitas, fala sobre sua trajetória, processos criativos e…

    Redação
    4 anos atrás
    162 visualizações
    Entrevistas
    Laslab Games e a paixão pelo Mugen que virou conteúdo no YouTube
    4 anos atrás
    149 visualizações
    Entrevistas
    Duracelleurs: “O objetivo é ter um jogo ou compilação equilibrado”
    4 anos atrás
    150 visualizações
    Entrevistas
    Ramon Saldanha e a criação do Fighter Factory
    4 anos atrás
    102 visualizações
    Downloads
    Mugen AXX Screenpack: Personalização Completa para Mugen 1.1
    4 anos atrás
    137 visualizações
  • Tutoriais
    Downloads

    King of Fighters Stadium (SSBU) – Palco de Luta para Mugen

    Palco inspirado no "King of Fighters Stadium" de Super Smash Bros. Ultimate…

    Redação
    4 anos atrás
    126 visualizações
    Downloads
    SNK Gals Fighters – versão Mugen com super cancels e blowback
    4 anos atrás
    116 visualizações
    Entrevistas
    Ian Miguel fala sobre desafios e paixão ao programar no Mugen
    5 anos atrás
    102 visualizações
    Downloads
    Social Mugen Screenpack 1.0: tema redes sociais para Mugen 1.1
    5 anos atrás
    161 visualizações
    Entrevistas
    OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
    5 anos atrás
    102 visualizações
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Enviar uma publicação

Archives

  • dezembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • julho 2025
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021

Categories

  • Colunas
  • Downloads
  • Entrevistas
  • Não apertei start
  • Notícias
  • Reportagens
  • Tutoriais
Lendo: Evolution Championship Series (EVO): A Maior Arena dos Jogos de Luta
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
The Crab GamesThe Crab Games
Redimensionador de fontesAa
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades

As mais lidas

Explore the latest updated news!
Reportagens

10 personagens de anime inspirados em lutadores reais

Redação
5 anos atrás
641 visualizações
Downloads

Ferramenta Fighter Factory: o estúdio indispensável para criar no Mugen

Redação
5 anos atrás
546 visualizações
Notícias

Fighter Factory Studio 3.6.1 corrige bugs e refina edição de BGs

Redação
5 anos atrás
324 visualizações

Nossos Canais

Siga nossas redes sociais
FacebookCurtir
YoutubeInscreva-se
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Página de pesquisa
  • Histórico
  • Meus Salvamentos
  • Política de Privacidade
  • Meu Feed
  • Meus Interesses
  • Notícias
    Downloads

    Avengers vs. X-Men: screenpack Mugen 1.1 (1280×720), 46/110 slots

    Interface HD temática da Marvel para coleções Mugen 1.1.

    Redação
    5 anos atrás
    148 visualizações
    Downloads
    Under Night Mugen 1.1 — Screenpack completo com lifebars e personalizações
    5 anos atrás
    89 visualizações
    Entrevistas
    Beto, o criador do Jaspion para o Mugen
    5 anos atrás
    86 visualizações
    Entrevistas
    ZVitor e o legado no Mugen: criatividade e super-heróis
    5 anos atrás
    190 visualizações
    Reportagens
    Lutadores famosos dos games inspirados em pessoas reais – Parte 1
    5 anos atrás
    167 visualizações
Lendo: Evolution Championship Series (EVO): A Maior Arena dos Jogos de Luta
Compartilhar

Início | Reportagens | Evolution Championship Series (EVO): A Maior Arena dos Jogos de Luta

Reportagens

Evolution Championship Series (EVO): A Maior Arena dos Jogos de Luta

EVO: onde lendas das lutas se consagram

Por
Redação
107 visualizações
Última atualização: 21 de setembro de 2025
11 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar
Seção
1 - História e Curiosidades
1 - História e Curiosidades
2 - EVO 2019
3 - EVO 2020

O Evolution Championship Series (EVO) é o maior e mais importante torneio anual de jogos de luta do mundo, atraindo competidores de diversos países para competir em formato de dupla eliminação.. Sua origem remonta a 1996, com o torneio Battle by the Bay na Califórnia, que reuniu cerca de 40 jogadores em Super Street Fighter II Turbo e Street Fighter Alpha 2.

Conteúdo
  • Crescimento e profissionalização
  • As regras
  • Ato 37: o momento mais icônico da história
  • O maior vencedor da história do EVO
  • Novos acréscimos contextuais

A partir de 2002, o evento passou a se chamar Evolution Championship Series, e em 2005 foi transferido para Las Vegas, estabelecendo-se como sua sede definitiva. Em 2009, o EVO superou pela primeira vez a marca de mil participantes, impulsionado pelo fenômeno Street Fighter IV.

Crescimento e profissionalização

Ao longo dos anos, o EVO consolidou-se como símbolo de profissionalização dos jogos de luta. Em 2022, o torneio voltou ao formato presencial no Mandalay Bay, com uma seleção diversificada de títulos como Dragon Ball FighterZ, Tekken 7 e The King of Fighters XV. Em 2023, a edição atingiu 9.182 inscritos, o maior volume em sua história.

Em 2024, o torneio ocorreu entre 19 e 21 de julho no Las Vegas Convention Center, com cerca de 10.240 participantes e público estimado em 18 mil pessoas. O evento reuniu novidades como Granblue Fantasy Versus: Rising e marcou o retorno de Street Fighter III: 3rd Strike.

Street Fighter III: 3rd Strike

Já em 2025, de 1 a 3 de agosto, o EVO contou com títulos como Street Fighter 6, Tekken 8, Fatal Fury: City of the Wolves e um torneio Throwback com Marvel vs. Capcom 2, além da estreia dos “side events” sob o selo Evo Extended Lineup.

As regras

Como dito no começo, os torneios principais, são no formato “dupla eliminação”. Isso significa que os jogadores são divididos em duas chaves.

Cada jogo da primeira rodada tem um vencedor e um perdedor – eles passam para a respectiva chave (vencedores e perdedores) e continuam competindo.

Se o competidor perder novamente na chave dos perdedores, está fora do torneio.

Se o competidor perde uma partida na chave dos vencedores, então desce para a chave dos perdedores.

No final, os vencedores de cada chave competem novamente para determinar o vencedor geral do evento.

Os torneios individuais também têm regras específicas do jogo, além das regras EVO normais, por exemplo, em relação à seleção de personagens, restrições e regras personalizadas.

Em alguns casos, também existem restrições aos jogos em si – a EVO Japan 2019, na verdade, baniu os jogos. Mais especificamente, Super Smash. Bros Ultimate e Dragon Ball Fighter Z foram banidos da competição. Isso porque as editoras não apoiaram o evento, obrigando os organizadores a não incluí-lo.

Ato 37: o momento mais icônico da história

Um dos momentos mais aclamados do EVO aconteceu em 2004, conhecido como Evo Moment #37. Na semifinal de Street Fighter III: 3rd Strike, Daigo Umehara executou uma sequência de 15 parries perfeitos no super ataque de Justin Wong, mesmo com sua barra de vida quase zerada, um feito lendário no universo dos esports.

O maior vencedor da história do EVO

Com nove títulos conquistados, Justin “JWong” Wong é o jogador mais vitorioso da história do EVO. Ele venceu Marvel vs. Capcom 2 sete vezes entre 2001 e 2010, Street Fighter III: 3rd Strike em 2009 e Ultimate Marvel vs. Capcom 3 em 2014. Para o Guinness World Records, ele detém o recorde de maior número de vitórias em um único jogo no EVO, com seis conquistas em MVC2.

Nas comunidades, é amplamente celebrado como o jogador mais adaptável e dominante da história do torneio:

Justin Wong has more EVO wins than anyone. […] Justin Wong has more EVO top 8s than anyone else.

Novos acréscimos contextuais

  • Propriedade do evento: Em março de 2021, a Sony Interactive Entertainment, em parceria com a agência de talentos Endeavor (RTS), adquiriu o EVO. A organização assegurou que não haveria exclusividade, mas observou-se que todos os jogos do line-up de 2021 estavam disponíveis ou exclusivos para PlayStation.
  • Amplo impacto cultural: O EVO é referência dentro da comunidade global de jogos de luta, servindo de plataforma para novas gerações, transmissões ao vivo, apoio das produtoras e institucionalização dos atletas como profissionais.
  • Comunidade e evolução técnica: Desde os primeiros painéis de arcade até hoje, o EVO representa a evolução do gênero fighting games e da própria cultura esports, influenciando tanto jogadores como desenvolvedores.
123Próxima página
MARCADO:Eventos e TorneiosEVOEvolution Championship SeriesUniverso dos jogos de luta
Compartilhe este artigo
Facebook Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Threads Email Copiar link Impressão
O que você acha?
Amar0
Agora0
Feliz0
Sonolento0
Nervoso0
Morto0
Piscar0
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blogs & Colunas

Ver todos →
Ricardo Cortez Lopes
Ainda não apertei start
Mortal Kombat e a Represontologia

Conheça nosso YouTube

- Advertisement -
Ad image

Últimas postagens

Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

Redação
1 dia atrás
9 visualizações

Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade

Redação
1 mês atrás
126 visualizações

Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN

Redação
3 meses atrás
393 visualizações

Mortal Kombat e a Represontologia

Ricardo Cortez Lopes
3 meses atrás
396 visualizações

Você também pode gostar

Reportagens

O que é o OpenBOR?

OpenBOR (abreviação de Open Beats of Rage) é um motor de jogo…

Redação
5 meses atrás
356 visualizações
Reportagens

O que é o Ikemen Go?

Conheça o Ikemen Go, a engine moderna e gratuita que resgata o legado…

Redação
5 meses atrás
207 visualizações
Reportagens

A consolidação dos jogos de luta nos anos 80

Nos anos 80, os jogos de luta ganharam forma. De duelos simples…

Redação
4 anos atrás
217 visualizações
Reportagens

A origem dos jogos de luta nos anos 70

Nos anos 70, surgiram os primeiros protótipos de jogos de luta. De…

Redação
4 anos atrás
188 visualizações
The Crab Games

Seja um colaborador

  • Suas postagens
  • Gerencie suas publicações
  • Edite seu envio
  • Registro
  • Login
  • Política de Privacidade
  • Página de pesquisa
  • Meus Salvamentos
  • Histórico
  • Meu Feed
  • Meus Interesses

© 2025 The Crab Games. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e não perca nossas últimas notícias, reportagens, downloads
Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Não é membro? Inscrever-se