A Eyeballistic Games, equipe indie conhecida entre fãs de Mortal Kombat, propôs em 2021 uma petição para remasterizar Mortal Kombat Trilogy, clássico de 1996 que reúne personagens e fases de Mortal Kombat, MK 2, MK 3 e Ultimate Mortal Kombat 3.
O plano envolvia refazer os sprites e cenários originais em 3D, com Unreal Engine 5, rodando em 4K a 60 quadros por segundo, trilha sonora retrabalhada, suporte online e ranking global. Também havia previsão de preço em US$ 39,99 para PC, PS5, Switch e Xbox Series.
Por que o projeto foi cancelado?
Segundo relatos públicos da própria Eyeballistic e de veículos especializados, o projeto não foi aprovado pela Warner Bros., proprietária da propriedade intelectual da franquia. A justificativa principal: preocupações quanto ao retorno financeiro, a Warner Bros. estimou que MK Trilogy remasterizado poderia não vender o suficiente para cobrir os custos de marketing e distribuição.
Além disso, embora houvesse apoio inicial (inclusive de Ed Boon, co-criador de Mortal Kombat), o compromisso formal da WB nunca foi fechado; o estúdio teve que interromper o trabalho no desenvolvimento do conceito.
Reações da comunidade e legado do conceito
A notícia causou decepção entre fãs da franquia. Muitos vinham acompanhando a petição, apoiando a ideia nas redes e manifestando vontade de ver MK Trilogy atualizado para os padrões visuais e técnicos atuais.
Apesar do cancelamento, o projeto serviu para ressaltar dois pontos importantes:
- A demanda não só do público nostálgico, mas de jogadores mais novos, por versões remasterizadas ou refeitas dos jogos clássicos.
- A importância para editores e grandes detentores de IPs de avaliar riscos e custos de remakes/remasterizações, especialmente em jogos cujas versões originais têm limitações técnicas ou visuais marcantes.
E agora?
Embora o remake oficial esteja cancelado, não há registro de que Eyeballistic desistiu completamente de criar ou participar de projetos similares. Há indícios (screenshots e rumor) de que ainda possam trabalhar em versões remasterizadas de outros jogos Mortal Kombat, mesmo que como exercícios, protótipos ou para chamar atenção da comunidade e da Warner Bros.
Para os fãs, resta a esperança de que outra editora aceite ou proponha um projeto parecido, ou que haja alguma nova iniciativa comunitária. Enquanto isso, o legado de Mortal Kombat Trilogy segue vivo nos áudios, sprites, artes e na forte presença da nostalgia na cultura gamer.logy (a compilação dos três primeiros jogos, lançada em 1996) ficaria caso fosse refeita com o motor gráfico.

