O Fighter Factory é uma das ferramentas mais usadas pela comunidade de criação de personagens do MUGEN, e a versão 3.7.4.4 representa um marco importante rumo à estabilidade, usabilidade e maior controle sobre os detalhes técnicos dos personagens. Nesta versão, grandes correções foram implementadas, além de melhorias no fluxo de trabalho para artistas, animadores e codificadores.
Principais melhorias e correções
A partir da base da versão anterior, uma série de bugs relevantes foram corrigidos, tornando o uso mais suave e confiável:
- Correção de travamentos ao editar tipos de background (BG).
- Parâmetros de grupos (como no arquivo
[Group]) deixavam de ter nomes alterados erroneamente (ex: scalestart mudando para outra propriedade como sprpriority) ao editar valores na interface.
- Ajustes na ordenação de backgrounds no editor, garantindo que BGs apareçam e funcionem na sequência correta.
- O histórico de edição (edit history) foi melhorado para evitar perdas ou inconsistências.
- O recurso Onion Skin (útil para animadores, mostrar quadros anteriores/futuros) agora mantém seu estado mesmo quando o texto do documento muda.
- Sons em 24 bits que não estavam sendo reproduzidos corretamente foram corrigidos.
- Imagens (
sprites) que eram marcadas como compartilhadas quando não deveriam, ou tinham compartilhamento incorreto, passaram por correção.
- O auto-completar (“autocomplete”) foi ajustado: não dispara em palavras-chave que já foram completadas quando o cursor se move; não sobrescreve a linha seguinte.
- Adicionado suporte de localidade (locale) para
[Groups] no auto-completar — mais adaptável para idiomas diferentes ou configurações regionais.
- Nova aba Messages nas opções para controlar quais mensagens de alerta/exibição você quer ver.
- A janela “Run in engine” (executar no motor/engine) agora ajusta ícones corretamente e lembra sua última posição e tamanho — detalhe pequeno, mas útil para quem usa frequentemente.
- Possibilidade de escolher o comportamento de compartilhamento de sprites na hora de inserir novas imagens.
Requisitos & compatibilidade
Para rodar tranquilamente o Fighter Factory 3.7.4.4, é ideal contar com:
- Windows XP SP3 (32-bit) ou versões mais recentes como Vista SP2, Windows 7 SP1 ou superiores.
- Pelo menos 1 GB de RAM, embora 2 GB ou mais sejam recomendados, especialmente se você for trabalhar com múltiplos personagens ou ativar o memory cache mode.
- Aproximadamente 125 MB de espaço em disco reservado para instalação.
- Microsoft DirectX 9 End-user runtime.
Por que atualizar (ou usar) esta versão
- Maior estabilidade: muitos bugs antigos que atrapalhavam o desenvolvimento foram corrigidos, reduzindo chances de travamentos ou comportamento inesperado.
- Melhor experiência de edição: correções no editor de BGs, histórico, interface de auto-completar e animação (Onion Skin) ajudam muito para quem passa bastante tempo ajustando detalhes.
- Controle refinado: opções de mensagem, controle de sprites compartilhados, comportamento de inserção de imagens — tudo isso dá ao criador mais flexibilidade para adaptar o ambiente de trabalho conforme sua forma de criar.
- Compatibilidade ampla: por rodar em versões antigas do Windows até as mais modernas, muitos usuários podem migrar sem necessidade de hardware ou sistema novo.
Download
Ferramenta Fighter Factory: o estúdio indispensável para criar no Mugen | The Crab Games