Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
The Crab GamesThe Crab GamesThe Crab Games
  • Notícias
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

    Atualização refina estabilidade, corrige falhas persistentes e amplia opções para quem trabalha…

    Redação
    1 dia atrás
    9 visualizações
    Reportagens
    Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade
    1 mês atrás
    125 visualizações
    Notícias
    Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN
    3 meses atrás
    393 visualizações
    Colunas
    Mortal Kombat e a Represontologia
    3 meses atrás
    396 visualizações
    Reportagens
    O que é o OpenBOR?
    5 meses atrás
    356 visualizações
  • Reportagens
    Reportagens

    O que é o Ikemen Go?

    Conheça o Ikemen Go, a engine moderna e gratuita que resgata o legado…

    Redação
    5 meses atrás
    207 visualizações
    Reportagens
    A consolidação dos jogos de luta nos anos 80
    4 anos atrás
    216 visualizações
    Reportagens
    A origem dos jogos de luta nos anos 70
    4 anos atrás
    188 visualizações
    Notícias
    Projeto de remake de Mortal Kombat Trilogy pela Eyeballistic é oficialmente abandonado
    4 anos atrás
    253 visualizações
    Downloads
    SVC Chaos: SNK vs Capcom adaptado para Ikemen GO
    4 anos atrás
    148 visualizações
  • Entrevistas
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.6.3: atualizações essenciais para criadores Mugen

    Atualizações que elevam a experiência de criação no Fighter Factory Studio

    Redação
    4 anos atrás
    301 visualizações
    Tutoriais
    Como alterar o texto informativo da tela inicial do Mugen
    4 anos atrás
    208 visualizações
    Entrevistas
    Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
    4 anos atrás
    216 visualizações
    Entrevistas
    Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth
    4 anos atrás
    138 visualizações
    Entrevistas
    Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen
    4 anos atrás
    175 visualizações
  • Downloads
    Entrevistas

    FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

    Felipe Xavier, conhecido como FXFreitas, fala sobre sua trajetória, processos criativos e…

    Redação
    4 anos atrás
    161 visualizações
    Entrevistas
    Laslab Games e a paixão pelo Mugen que virou conteúdo no YouTube
    4 anos atrás
    148 visualizações
    Entrevistas
    Duracelleurs: “O objetivo é ter um jogo ou compilação equilibrado”
    4 anos atrás
    150 visualizações
    Entrevistas
    Ramon Saldanha e a criação do Fighter Factory
    4 anos atrás
    101 visualizações
    Downloads
    Mugen AXX Screenpack: Personalização Completa para Mugen 1.1
    4 anos atrás
    136 visualizações
  • Tutoriais
    Downloads

    King of Fighters Stadium (SSBU) – Palco de Luta para Mugen

    Palco inspirado no "King of Fighters Stadium" de Super Smash Bros. Ultimate…

    Redação
    4 anos atrás
    125 visualizações
    Downloads
    SNK Gals Fighters – versão Mugen com super cancels e blowback
    4 anos atrás
    116 visualizações
    Entrevistas
    Ian Miguel fala sobre desafios e paixão ao programar no Mugen
    5 anos atrás
    101 visualizações
    Downloads
    Social Mugen Screenpack 1.0: tema redes sociais para Mugen 1.1
    5 anos atrás
    160 visualizações
    Entrevistas
    OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
    5 anos atrás
    102 visualizações
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Enviar uma publicação

Archives

  • dezembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • julho 2025
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021

Categories

  • Colunas
  • Downloads
  • Entrevistas
  • Não apertei start
  • Notícias
  • Reportagens
  • Tutoriais
Lendo: OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
The Crab GamesThe Crab Games
Redimensionador de fontesAa
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades

As mais lidas

Explore the latest updated news!
Reportagens

10 personagens de anime inspirados em lutadores reais

Redação
5 anos atrás
639 visualizações
Downloads

Ferramenta Fighter Factory: o estúdio indispensável para criar no Mugen

Redação
5 anos atrás
544 visualizações
Notícias

Fighter Factory Studio 3.6.1 corrige bugs e refina edição de BGs

Redação
5 anos atrás
323 visualizações

Nossos Canais

Siga nossas redes sociais
FacebookCurtir
YoutubeInscreva-se
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Página de pesquisa
  • Histórico
  • Meus Salvamentos
  • Política de Privacidade
  • Meu Feed
  • Meus Interesses
  • Notícias
    Downloads

    Avengers vs. X-Men: screenpack Mugen 1.1 (1280×720), 46/110 slots

    Interface HD temática da Marvel para coleções Mugen 1.1.

    Redação
    5 anos atrás
    147 visualizações
    Downloads
    Under Night Mugen 1.1 — Screenpack completo com lifebars e personalizações
    5 anos atrás
    88 visualizações
    Entrevistas
    Beto, o criador do Jaspion para o Mugen
    5 anos atrás
    85 visualizações
    Entrevistas
    ZVitor e o legado no Mugen: criatividade e super-heróis
    5 anos atrás
    189 visualizações
    Reportagens
    Lutadores famosos dos games inspirados em pessoas reais – Parte 1
    5 anos atrás
    167 visualizações
Lendo: OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
Compartilhar

Início | Entrevistas | OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen

Entrevistas

OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen

Da curiosidade do filho ao legado: 8 anos de criações apaixonadas no Mugen.

Por
Redação
102 visualizações
Última atualização: 21 de setembro de 2025
4 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

Tradução: PseudoInglês

Conteúdo
  • Como você descobriu o Mugen?
  • Por que o apelido “OldGamers”?
  • Como foram suas primeiras criações?
  • O que você criou desde então?
  • Qual seu conteúdo mais significativo?
  • Como foi sua experiência na comunidade?
  • Ainda há algo que gostaria de ver criado?
  • E seu filho Jake ainda participa?
  • Qual foi seu primeiro videogame favorito e o atual?
  • Tem projetos futuros no Mugen?
  • Conclusão
  • Contatos

Quem viveu a era dos jogos de luta 2D conhece a nostalgia que o Mugen desperta, e isso não tem idade. James T. Castor, mais conhecido como OldGamers, tem 61 anos e é um apaixonado maker de cenários, lifebars e screenpacks, ativo há oito anos na comunidade. Neste texto, gravado no estilo que privilegia a clareza e o envolvimento, marca do manual The Crab Games, ele compartilha como começou e o que move sua criatividade.

Como você descobriu o Mugen?

Foi por meio do meu filho, Jake. Eu estava em oração quando ouvi o filho exclamando empolgado com um jogo. Fui checar e vi que era o Mugen, ele adorou, mas reclamou do cenário. Mesmo sem experiência, lancei o desafio: “Se está ruim, faça você mesmo”. Jake recuou, e eu aceitei: “Claro!”, e assim começou minha jornada.

Por que o apelido “OldGamers”?

Surgiu por acaso. Jake me chamava de “jogador velho” por causa da minha idade. Eu respondi brincando que, agora que estou aposentado, posso aproveitar os videogames, e o apelido pegou.

Como foram suas primeiras criações?

Em 2013, mergulhei nos fóruns Infinity Mugen Team e MFG. Segui um tutorial do fórum Mugen Fighter Guild e criei meu primeiro cenário. Os sprites de background, extraídos com emuladores como Nebula e WinKawaks, não eram meus, mas deram o pontapé inicial.

Infinity Mugen Team

O que você criou desde então?

Criei cenários para Art of Fighting (1, 2, 3), Samurai Shodown (1 a 5), Last Blade (1 e 2), Waku Waku 7 e Galaxy Fight. Fiz screenpacks famosos como M.I.C.A, BIT, Super Mugen, M.E.S., Crusader Cast Tournament e Blue Mugen. Também desenvolvi lifebars e algumas conversões para Ikemen.

https://www.andersonkenya1.net/profile/8033-oldgamer/content/?type=downloads_file

Qual seu conteúdo mais significativo?

O M.I.C.A, que significa Mugen Infinite Character Arena, nome dado pelo meu filho em homenagem à minha neta, Mica Castro. É minha criação mais querida. Já o Blue Mugen foi meu “fracasso”, ninguém reagiu. Mas cada criação me ensinou algo.

https://gamejolt.com/games/mugen_infinite_character_arena_final_compilation/450074

Como foi sua experiência na comunidade?

Sempre foi positiva. Vejo o Mugen como hobby e ferramenta de autoaprendizagem. Nunca tive atritos e só ajudo quem quer aprender, de graça, por paixão.

Ainda há algo que gostaria de ver criado?

Sim. Gostaria de um personagem de The Dark Crystal (1983). Seria incrível trazê-lo ao Mugen.

The Dark Crystal (1983)

E seu filho Jake ainda participa?

Não, ele nunca curtiu criar, só jogar. Hoje tem sua própria família e já não joga.

Qual foi seu primeiro videogame favorito e o atual?

Em 1968, eu brincava com um rifle de brinquedo da Nintendo, o Rifleman. Hoje, no gênero de luta, curto Tekken. Fora isso, jogo Phantasy Star Online 2 (PSO2).

Tem projetos futuros no Mugen?

Sim, estou desenvolvendo um novo screenpack em 480p, ainda sem data de lançamento. E há outros projetos, mas prefiro manter sob sigilo por enquanto.

Conclusão

James “OldGamers” Castor representa o espírito maker das antigas. Incentivado por um filho impaciente, ele se tornou uma referência ativa na comunidade Mugen. De tutoriais às telas que homenageiam sua neta, sua trajetória de oito anos expande os limites do hobby, mostrando que a paixão por criar não tem idade, só vontade de aprender e compartilhar.

Contatos

YouTube Website
MARCADO:EUAInternacionalOldGamers
Compartilhe este artigo
Facebook Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Threads Email Copiar link Impressão
O que você acha?
Amar0
Agora0
Feliz0
Sonolento0
Nervoso0
Morto0
Piscar0
1 comentário
  • Pingback: Social Mugen Screenpack 1.0 | The Crab

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blogs & Colunas

Ver todos →
Ricardo Cortez Lopes
Ainda não apertei start
Mortal Kombat e a Represontologia

Conheça nosso YouTube

- Advertisement -
Ad image

Últimas postagens

Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

Redação
1 dia atrás
9 visualizações

Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade

Redação
1 mês atrás
125 visualizações

Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN

Redação
3 meses atrás
393 visualizações

Mortal Kombat e a Represontologia

Ricardo Cortez Lopes
3 meses atrás
396 visualizações

Você também pode gostar

Entrevistas

Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados

O criador Gus Saint conta sua trajetória no Mugen, defende a importância…

Redação
4 anos atrás
216 visualizações
Entrevistas

Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth

Conheça a trajetória de Danilo Abellá e como ele criou Mortal Kombat:…

Redação
4 anos atrás
138 visualizações
Entrevistas

Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen

Criador do Canal do Ruivo, Douglas fala sobre nostalgia, engines de luta…

Redação
4 anos atrás
175 visualizações
Entrevistas

FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

Artista paulista conta como iniciou no Mugen, os desafios da pixel art,…

Redação
4 anos atrás
161 visualizações
The Crab Games

Seja um colaborador

  • Suas postagens
  • Gerencie suas publicações
  • Edite seu envio
  • Registro
  • Login
  • Política de Privacidade
  • Página de pesquisa
  • Meus Salvamentos
  • Histórico
  • Meu Feed
  • Meus Interesses

© 2025 The Crab Games. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e não perca nossas últimas notícias, reportagens, downloads
Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Não é membro? Inscrever-se