Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
The Crab GamesThe Crab GamesThe Crab Games
  • Notícias
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

    Atualização refina estabilidade, corrige falhas persistentes e amplia opções para quem trabalha…

    Redação
    1 dia atrás
    7 visualizações
    Reportagens
    Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade
    1 mês atrás
    124 visualizações
    Notícias
    Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN
    3 meses atrás
    391 visualizações
    Colunas
    Mortal Kombat e a Represontologia
    3 meses atrás
    395 visualizações
    Reportagens
    O que é o OpenBOR?
    5 meses atrás
    354 visualizações
  • Reportagens
    Reportagens

    O que é o Ikemen Go?

    Conheça o Ikemen Go, a engine moderna e gratuita que resgata o legado…

    Redação
    5 meses atrás
    207 visualizações
    Reportagens
    A consolidação dos jogos de luta nos anos 80
    4 anos atrás
    215 visualizações
    Reportagens
    A origem dos jogos de luta nos anos 70
    4 anos atrás
    187 visualizações
    Notícias
    Projeto de remake de Mortal Kombat Trilogy pela Eyeballistic é oficialmente abandonado
    4 anos atrás
    251 visualizações
    Downloads
    SVC Chaos: SNK vs Capcom adaptado para Ikemen GO
    4 anos atrás
    147 visualizações
  • Entrevistas
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.6.3: atualizações essenciais para criadores Mugen

    Atualizações que elevam a experiência de criação no Fighter Factory Studio

    Redação
    4 anos atrás
    298 visualizações
    Tutoriais
    Como alterar o texto informativo da tela inicial do Mugen
    4 anos atrás
    207 visualizações
    Entrevistas
    Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
    4 anos atrás
    215 visualizações
    Entrevistas
    Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth
    4 anos atrás
    138 visualizações
    Entrevistas
    Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen
    4 anos atrás
    174 visualizações
  • Downloads
    Entrevistas

    FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

    Felipe Xavier, conhecido como FXFreitas, fala sobre sua trajetória, processos criativos e…

    Redação
    4 anos atrás
    160 visualizações
    Entrevistas
    Laslab Games e a paixão pelo Mugen que virou conteúdo no YouTube
    4 anos atrás
    147 visualizações
    Entrevistas
    Duracelleurs: “O objetivo é ter um jogo ou compilação equilibrado”
    4 anos atrás
    148 visualizações
    Entrevistas
    Ramon Saldanha e a criação do Fighter Factory
    4 anos atrás
    100 visualizações
    Downloads
    Mugen AXX Screenpack: Personalização Completa para Mugen 1.1
    4 anos atrás
    135 visualizações
  • Tutoriais
    Downloads

    King of Fighters Stadium (SSBU) – Palco de Luta para Mugen

    Palco inspirado no "King of Fighters Stadium" de Super Smash Bros. Ultimate…

    Redação
    4 anos atrás
    124 visualizações
    Downloads
    SNK Gals Fighters – versão Mugen com super cancels e blowback
    4 anos atrás
    115 visualizações
    Entrevistas
    Ian Miguel fala sobre desafios e paixão ao programar no Mugen
    5 anos atrás
    100 visualizações
    Downloads
    Social Mugen Screenpack 1.0: tema redes sociais para Mugen 1.1
    5 anos atrás
    159 visualizações
    Entrevistas
    OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
    5 anos atrás
    100 visualizações
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Enviar uma publicação

Archives

  • dezembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • julho 2025
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021

Categories

  • Colunas
  • Downloads
  • Entrevistas
  • Não apertei start
  • Notícias
  • Reportagens
  • Tutoriais
Lendo: Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
The Crab GamesThe Crab Games
Redimensionador de fontesAa
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades

As mais lidas

Explore the latest updated news!
Reportagens

10 personagens de anime inspirados em lutadores reais

Redação
5 anos atrás
637 visualizações
Downloads

Ferramenta Fighter Factory: o estúdio indispensável para criar no Mugen

Redação
5 anos atrás
540 visualizações
Notícias

Fighter Factory Studio 3.6.1 corrige bugs e refina edição de BGs

Redação
5 anos atrás
322 visualizações

Nossos Canais

Siga nossas redes sociais
FacebookCurtir
YoutubeInscreva-se
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Página de pesquisa
  • Histórico
  • Meus Salvamentos
  • Política de Privacidade
  • Meu Feed
  • Meus Interesses
  • Notícias
    Downloads

    Avengers vs. X-Men: screenpack Mugen 1.1 (1280×720), 46/110 slots

    Interface HD temática da Marvel para coleções Mugen 1.1.

    Redação
    5 anos atrás
    146 visualizações
    Downloads
    Under Night Mugen 1.1 — Screenpack completo com lifebars e personalizações
    5 anos atrás
    87 visualizações
    Entrevistas
    Beto, o criador do Jaspion para o Mugen
    5 anos atrás
    85 visualizações
    Entrevistas
    ZVitor e o legado no Mugen: criatividade e super-heróis
    5 anos atrás
    189 visualizações
    Reportagens
    Lutadores famosos dos games inspirados em pessoas reais – Parte 1
    5 anos atrás
    166 visualizações
Lendo: Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
Compartilhar

Início | Entrevistas | Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados

Entrevistas

Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados

História e emoção como essência no Mugen de Gus Saint.

Por
Redação
215 visualizações
Última atualização: 21 de setembro de 2025
4 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

Gustavo da Silva dos Santos, conhecido na comunidade como Gus Saint, tem 28 anos e é natural de Porto Alegre. Seu primeiro contato com os games veio ainda no saudoso Nintendinho (NES). Depois, títulos como Killer Instinct e The King of Fighters 97 marcaram sua juventude e abriram caminho para uma paixão ainda maior: o Mugen.

Conteúdo
  • O começo com as endings
  • Projetos atuais e futuros
  • Perguntas e Respostas
  • Conclusão
  • Contatos

A descoberta aconteceu em 2009, quando buscava jogos crossover, especialmente Killer Instinct vs Mortal Kombat.

Mas nesta época eu não tinha Internet. Eu tive que pagar para alguém baixar um game do Mugen. Um cara me vendeu o SNK vs Capcom Ultimate 2007 e fiquei fascinado. Mas tinha algo que eu odiava: não havia final. Você enfrentava um boss apelão e, no fim, recebia apenas um congratulations”, relembra.

Foi dessa insatisfação que nasceu seu foco criativo: desenvolver finais (endings) para personagens.

O começo com as endings

Seu primeiro trabalho não saiu como esperava.
“Ah, lembro, foi uma ending do Scorpion, mas era bem zoado. Mesmo assim, foi daí que me aperfeiçoei em criar finais.”

Com o tempo, Gus encontrou sua identidade como criador. “Eu sempre crio um universo único para qualquer personagem. É normal ver nas minhas endings personagens de várias franquias.”

Entre seus trabalhos marcantes, ele destaca a ending de Dragon Clown, uma homenagem ao autor Reuben Kee, falecido alguns anos antes.

Para Gus, intros, endings e cutscenes são parte vital da experiência. Ele explica: “Intros são as apresentações dos personagens. Endings são as cenas finais. Já as cutscenes são eventos que interrompem a jogabilidade para desenvolver enredo, introduzir inimigos ou reforçar a narrativa.”

Apesar disso, o criador reconhece que poucos dão valor a esse aspecto no Mugen. “Sempre analiso a história dos jogos, mas só nos mais trabalhados. Art of Fury, por exemplo, tem intro animada e finais, algo raro.”

Projetos atuais e futuros

Hoje, Gus segue expandindo sua produção. Em parceria com o maker Adriano Morais, desenvolveu uma versão CVS POTS do NeoDio. Mas seu grande foco atual é um projeto mais ambicioso:
“Estou fazendo um full game chamado Capcom vs SNK: Apocalypse Multiverse, que terá cutscenes e modo história.”

Perguntas e Respostas

Quais personagens ou sagas você gostaria de ver no Mugen?
“É complicado, porque quase tudo que eu gosto já existe no Mugen ou Ikemen. Mas seria interessante ter os personagens de The Boys, da série da Amazon Prime, como chars. É uma série muito boa, que veio das HQs.”

The Boys

Se pudesse incluir uma nova função no Mugen, qual seria?
“Eu colocaria uma função para inserir cutscenes de forma simples, além de um modo online nativo.”

Atualmente, qual screenpack você usa? Tem chars preferidos?
“Eu usava o Mugen Match, uma compilação de chars POTS organizada pelo Gui Santos. Do ano passado para cá, estou desenvolvendo meu próprio screenpack. Entre meus favoritos estão o Rain CVS POTS, do meu amigo Magno César, e o Blaze Agent, do Ilusionista.”

Quais makers você mais admira?
“O Magno César, que considero um excelente criador de chars POTS, e também o Infinity, que faz ótimos trabalhos nesse estilo.”

Conclusão

Entre nostalgia, criatividade e inovação, Gus Saint construiu sua trajetória no Mugen com foco no que muitos deixam de lado: a importância das histórias e finais. Agora, com o desenvolvimento de um jogo completo, ele reforça sua missão de provar que narrativa e jogabilidade podem caminhar juntas no universo do Mugen.

.

Contatos

YouTube
MARCADO:EndingsGus SaintIntrosNacional
Compartilhe este artigo
Facebook Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Threads Email Copiar link Impressão
O que você acha?
Amar0
Agora0
Feliz0
Sonolento0
Nervoso0
Morto0
Piscar0
2 Comentários
  • Gus Saints disse:
    24 de outubro de 2025 às 21:06

    Essa entrevista foi excelente, nostalgia pura

    Responder
  • Magno César De Souza disse:
    9 de novembro de 2021 às 21:59

    Ótima entrevista manin,e você é o melhor em ending não tem igual.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blogs & Colunas

Ver todos →
Ricardo Cortez Lopes
Ainda não apertei start
Mortal Kombat e a Represontologia

Conheça nosso YouTube

- Advertisement -
Ad image

Últimas postagens

Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

Redação
1 dia atrás
7 visualizações

Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade

Redação
1 mês atrás
124 visualizações

Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN

Redação
3 meses atrás
391 visualizações

Mortal Kombat e a Represontologia

Ricardo Cortez Lopes
3 meses atrás
395 visualizações

Você também pode gostar

Entrevistas

Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth

Conheça a trajetória de Danilo Abellá e como ele criou Mortal Kombat:…

Redação
4 anos atrás
138 visualizações
Entrevistas

Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen

Criador do Canal do Ruivo, Douglas fala sobre nostalgia, engines de luta…

Redação
4 anos atrás
174 visualizações
Entrevistas

FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

Artista paulista conta como iniciou no Mugen, os desafios da pixel art,…

Redação
4 anos atrás
160 visualizações
Entrevistas

Laslab Games e a paixão pelo Mugen que virou conteúdo no YouTube

Felipe Augusto, criador do canal Laslab Games, fala sobre sua jornada no…

Redação
4 anos atrás
147 visualizações
The Crab Games

Seja um colaborador

  • Suas postagens
  • Gerencie suas publicações
  • Edite seu envio
  • Registro
  • Login
  • Política de Privacidade
  • Página de pesquisa
  • Meus Salvamentos
  • Histórico
  • Meu Feed
  • Meus Interesses

© 2025 The Crab Games. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e não perca nossas últimas notícias, reportagens, downloads
Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Não é membro? Inscrever-se