Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
The Crab GamesThe Crab GamesThe Crab Games
  • Notícias
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

    Atualização refina estabilidade, corrige falhas persistentes e amplia opções para quem trabalha…

    Redação
    1 dia atrás
    9 visualizações
    Reportagens
    Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade
    1 mês atrás
    126 visualizações
    Notícias
    Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN
    3 meses atrás
    393 visualizações
    Colunas
    Mortal Kombat e a Represontologia
    3 meses atrás
    396 visualizações
    Reportagens
    O que é o OpenBOR?
    5 meses atrás
    356 visualizações
  • Reportagens
    Reportagens

    O que é o Ikemen Go?

    Conheça o Ikemen Go, a engine moderna e gratuita que resgata o legado…

    Redação
    5 meses atrás
    207 visualizações
    Reportagens
    A consolidação dos jogos de luta nos anos 80
    4 anos atrás
    217 visualizações
    Reportagens
    A origem dos jogos de luta nos anos 70
    4 anos atrás
    188 visualizações
    Notícias
    Projeto de remake de Mortal Kombat Trilogy pela Eyeballistic é oficialmente abandonado
    4 anos atrás
    253 visualizações
    Downloads
    SVC Chaos: SNK vs Capcom adaptado para Ikemen GO
    4 anos atrás
    149 visualizações
  • Entrevistas
    Notícias

    Fighter Factory Studio 3.6.3: atualizações essenciais para criadores Mugen

    Atualizações que elevam a experiência de criação no Fighter Factory Studio

    Redação
    4 anos atrás
    301 visualizações
    Tutoriais
    Como alterar o texto informativo da tela inicial do Mugen
    4 anos atrás
    208 visualizações
    Entrevistas
    Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados
    4 anos atrás
    217 visualizações
    Entrevistas
    Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth
    4 anos atrás
    138 visualizações
    Entrevistas
    Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen
    4 anos atrás
    175 visualizações
  • Downloads
    Entrevistas

    FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

    Felipe Xavier, conhecido como FXFreitas, fala sobre sua trajetória, processos criativos e…

    Redação
    4 anos atrás
    162 visualizações
    Entrevistas
    Laslab Games e a paixão pelo Mugen que virou conteúdo no YouTube
    4 anos atrás
    149 visualizações
    Entrevistas
    Duracelleurs: “O objetivo é ter um jogo ou compilação equilibrado”
    4 anos atrás
    150 visualizações
    Entrevistas
    Ramon Saldanha e a criação do Fighter Factory
    4 anos atrás
    102 visualizações
    Downloads
    Mugen AXX Screenpack: Personalização Completa para Mugen 1.1
    4 anos atrás
    136 visualizações
  • Tutoriais
    Downloads

    King of Fighters Stadium (SSBU) – Palco de Luta para Mugen

    Palco inspirado no "King of Fighters Stadium" de Super Smash Bros. Ultimate…

    Redação
    4 anos atrás
    125 visualizações
    Downloads
    SNK Gals Fighters – versão Mugen com super cancels e blowback
    4 anos atrás
    116 visualizações
    Entrevistas
    Ian Miguel fala sobre desafios e paixão ao programar no Mugen
    5 anos atrás
    102 visualizações
    Downloads
    Social Mugen Screenpack 1.0: tema redes sociais para Mugen 1.1
    5 anos atrás
    160 visualizações
    Entrevistas
    OldGamers: oito anos moldando criações no Mugen
    5 anos atrás
    102 visualizações
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Enviar uma publicação

Archives

  • dezembro 2025
  • outubro 2025
  • setembro 2025
  • julho 2025
  • janeiro 2022
  • dezembro 2021
  • novembro 2021
  • outubro 2021
  • setembro 2021
  • julho 2021
  • junho 2021
  • maio 2021
  • abril 2021
  • março 2021
  • fevereiro 2021

Categories

  • Colunas
  • Downloads
  • Entrevistas
  • Não apertei start
  • Notícias
  • Reportagens
  • Tutoriais
Lendo: Gui Santos e o legado do Mugen: respeito e persistência
Compartilhar
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
The Crab GamesThe Crab Games
Redimensionador de fontesAa
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades

As mais lidas

Explore the latest updated news!
Reportagens

10 personagens de anime inspirados em lutadores reais

Redação
5 anos atrás
639 visualizações
Downloads

Ferramenta Fighter Factory: o estúdio indispensável para criar no Mugen

Redação
5 anos atrás
546 visualizações
Notícias

Fighter Factory Studio 3.6.1 corrige bugs e refina edição de BGs

Redação
5 anos atrás
324 visualizações

Nossos Canais

Siga nossas redes sociais
FacebookCurtir
YoutubeInscreva-se
  • Notícias
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Downloads
  • Tutoriais
  • Central de Mídias
  • Central de Comunidades
  • Página de pesquisa
  • Histórico
  • Meus Salvamentos
  • Política de Privacidade
  • Meu Feed
  • Meus Interesses
  • Notícias
    Downloads

    Avengers vs. X-Men: screenpack Mugen 1.1 (1280×720), 46/110 slots

    Interface HD temática da Marvel para coleções Mugen 1.1.

    Redação
    5 anos atrás
    148 visualizações
    Downloads
    Under Night Mugen 1.1 — Screenpack completo com lifebars e personalizações
    5 anos atrás
    89 visualizações
    Entrevistas
    Beto, o criador do Jaspion para o Mugen
    5 anos atrás
    86 visualizações
    Entrevistas
    ZVitor e o legado no Mugen: criatividade e super-heróis
    5 anos atrás
    190 visualizações
    Reportagens
    Lutadores famosos dos games inspirados em pessoas reais – Parte 1
    5 anos atrás
    167 visualizações
Lendo: Gui Santos e o legado do Mugen: respeito e persistência
Compartilhar

Início | Entrevistas | Gui Santos e o legado do Mugen: respeito e persistência

Entrevistas

Gui Santos e o legado do Mugen: respeito e persistência

Respeito, paixão e persistência: a jornada de Gui Santos no universo Mugen.

Por
Redação
100 visualizações
Última atualização: 21 de setembro de 2025
5 leitura mínima
Compartilhar
Compartilhar

O catarinense de Palhoça, Gui Santos, é um nome conhecido no universo do Mugen. Dono de um canal no YouTube com mais de 13 mil inscritos, ele se tornou uma voz ativa na comunidade, seja defendendo a cena, valorizando criações de makers ou participando de debates intensos. Para Gui, uma questão continua sendo central: o respeito entre os membros.

Conteúdo
  • As origens
  • Início das criações
  • Preferências e inspirações
  • Polêmicas e rixas
  • Projetos e filosofia
  • Agradecimentos e recomendações
  • Contatos

Até hoje há alguns sujeitos que não sabem o significado da palavra respeito no meio Mugen, mas graças a Deus hoje em dia são poucos que agem assim”, comenta.

Nesta entrevista, Gui relembra sua trajetória, fala sobre as polêmicas que marcaram a comunidade, suas inspirações e os projetos que mantém vivos o Mugen e o Ikemen GO.

As origens

Gui começou cedo no mundo dos games. Seu primeiro contato marcante foi com The King of Fighters ‘96, jogado em um barzinho próximo de casa. Mas foi o clássico Street Fighter II: World Warrior, no Super Nintendo do irmão, que despertou sua paixão pelos jogos de luta.

The King of Fighters ‘96

No Mugen, ele surgiu como consumidor ativo dos fóruns “PãoDeMugen” e “MugenBR”, em 2006. Só anos mais tarde, em 2014, incentivado por grandes nomes da cena como Douglas “O Ilusionista”, ZVitor e Mauteck, decidiu se arriscar no desenvolvimento.

Início das criações

The Crab Games: Quais foram as maiores dificuldades ao começar a criar?

Gui Santos: “As dificuldades têm até hoje, principalmente no coding. Comecei a mexer de fato em personagens só em 2018. Muitos pensam que criar ou editar algo no Mugen é fácil, mas não é. É trabalhoso e até desgastante, mas compensa demais no final.”

Gui destaca trabalhos como a personagem Blaze, feita em parceria com Rhythmical, a She-Hulk (no estilo Marvel vs. Capcom 1, criada por Kenshiro99 e finalizada junto com Mammalman), além de personagens de River City Girls adaptados no estilo Marvel vs. Capcom 2.

Preferências e inspirações

The Crab Games: Você tem screenpacks ou personagens favoritos?

Gui Santos: “Meu screenpack favorito é o Mugen Match 2.1 do Tatsu/Shiyo Kakuge. Já no meu TOP 5 de personagens destaco:

  1. Jaspion, do Beto
  2. Pica-Pau, do Ilusionista
  3. Rainbow Mika, do DeathScythe
  4. Beast, de Gladiacloud, MotorRoach e Kenshiro99
  5. Kratos, do Wou”

Ele também cita sua admiração pelo estilo de Phantom of the Server (PotS), maker que influenciou gerações com seu padrão baseado em Capcom vs. SNK 2.

Polêmicas e rixas

The Crab Games: Existem rixas na comunidade Mugen?

Gui Santos: “Sim, como em qualquer comunidade. Algumas rixas são até saudáveis, mas infelizmente já houve muita treta lamentável, especialmente entre 2011 e 2016. Hoje percebo mais união e vejo que a engine se mantém viva graças ao Ikemen GO. Ele está revolucionando o Mugen. Se fosse pela Elecbyte, a engine estaria no limbo.”

Projetos e filosofia

Atualmente, Gui trabalha em edições de personagens no estilo PotS e no projeto Darkstalkers vs. Street Fighter, constantemente atualizado.

The Crab Games: Qual o segredo para criar bem no Mugen?

Gui Santos: “Persistência, alegria e sabedoria. Encare como um hobby, algo que te dê prazer. Busque conselhos, peça ajuda e faça tudo de cabeça erguida, sem desanimar.”

Ele ainda faz questão de destacar nomes que marcaram sua trajetória, como Douglas Baldan, o Ilusionista: “Foi graças a ele que me interessei pela engine. Ele merece muito mais reconhecimento, por estar envolvido desde os tempos do DOS.”

Agradecimentos e recomendações

Ao final, Gui cita outros nomes que considera importantes e que gostaria de ver entrevistados: Kleylson (ShinZankuro), ZVitor, Ethan Lives, Mauteck, Beto, Zelgadis, Jmorphman e DivineWolf. “São pessoas que ajudaram a construir essa cena. E mesmo os que não estão mais ativos, como PotS e Loganir, deixaram um legado imenso.”

Contatos

YouTube Facebook
MARCADO:DivulgadorEstilo POTSGui SantosNacionalYouTube
Compartilhe este artigo
Facebook Pinterest Whatsapp Whatsapp LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Threads Email Copiar link Impressão
O que você acha?
Amar0
Agora0
Feliz0
Sonolento0
Nervoso0
Morto0
Piscar0
1 comentário
  • Pingback: OldGamer: "Estou a 8 anos codificando no Mugen" | The Crab

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blogs & Colunas

Ver todos →
Ricardo Cortez Lopes
Ainda não apertei start
Mortal Kombat e a Represontologia

Conheça nosso YouTube

- Advertisement -
Ad image

Últimas postagens

Fighter Factory Studio 3.7.5 chega com correções essenciais e melhorias para criadores do Mugen

Redação
1 dia atrás
9 visualizações

Final Fight LNS Ultimate: Um tributo explosivo ao beat ’em up com alma arcade

Redação
1 mês atrás
126 visualizações

Fighter Factory 3.7.4.4 – Evolução e melhorias para criadores do MUGEN

Redação
3 meses atrás
393 visualizações

Mortal Kombat e a Represontologia

Ricardo Cortez Lopes
3 meses atrás
396 visualizações

Você também pode gostar

Entrevistas

Gus Saint valoriza o storytelling no Mugen e defende finais mais elaborados

O criador Gus Saint conta sua trajetória no Mugen, defende a importância…

Redação
4 anos atrás
217 visualizações
Entrevistas

Danilo Abellá e o desafio de criar Mortal Kombat: Defenders of the Earth

Conheça a trajetória de Danilo Abellá e como ele criou Mortal Kombat:…

Redação
4 anos atrás
138 visualizações
Entrevistas

Canal do Ruivo e a missão de popularizar o Mugen

Criador do Canal do Ruivo, Douglas fala sobre nostalgia, engines de luta…

Redação
4 anos atrás
175 visualizações
Entrevistas

FXFreitas e o Mugen: a arte de criar sprites com identidade própria

Artista paulista conta como iniciou no Mugen, os desafios da pixel art,…

Redação
4 anos atrás
162 visualizações
The Crab Games

Seja um colaborador

  • Suas postagens
  • Gerencie suas publicações
  • Edite seu envio
  • Registro
  • Login
  • Política de Privacidade
  • Página de pesquisa
  • Meus Salvamentos
  • Histórico
  • Meu Feed
  • Meus Interesses

© 2025 The Crab Games. Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.

Junte-se a nós!
Assine nossa newsletter e não perca nossas últimas notícias, reportagens, downloads
Zero spam, cancele a inscrição a qualquer momento.
Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?

Não é membro? Inscrever-se