O Automatic Stage Creation Tool (também conhecido como Stage Tool) é um utilitário gratuito desenvolvido por Cybaster para gerar o plano de fundo de estágios no Mugen com processo semi‑automático. . Ele transforma uma única imagem em um palco básico, gerando arquivos .SFF e .DEF com código configurado automaticamente. Vale ressaltar que estágios complexos com múltiplas sprites ou animações não são contemplados, esta ferramenta tipicamente gera palcos estáticos, servindo como ponto de partida.
Como usar — Passo a passo
- Execute o programa
Basta dar um duplo clique emStage_Tool.exeou no scriptStage_Tool.tcl(é necessário ter Java instalado). - Etapa de configuração
Na janela inicial, clique em Start para seguir. Preencha os campos obrigatórios — nome do palco, versão do Mugen (1.0 ou WinMugen), música opcional e sombra/reflexo. - Posicionamento do personagem
Arraste o ícone de personagem (frequentemente Ryu como exemplo) para definir a altura correta do “chão”. Isso posiciona a linha inferior do palco. Pode-se usar clique com o botão direito para auto‑detecção da base. - Ajuste da linha vermelha
Mova a linha vermelha para definir a zona inferior que será excluída da imagem (o que não entra no quadro de jogo). - Seleção do método de criação
Escolha entre três métodos:- RGB Method (rápido)
- ImageSplitter (velocidade média, recomendado)
- JigSaw Method (lento)
- Geração dos arquivos
Após processado, a ferramenta cria os arquivos.SFFe.DEF. Basta copiar o.DEFpara a pastaStagesdo seu Mugen e testá‑lo.
Métodos de criação explicados
Método JigSaw
Divide a imagem em muitos pedaços menores (tiles), idealmente de 16×16 px, o que permite até 256 cores por tile. Minimiza a perda de cor após indexação. Mas gera milhares de pedaços, tornando o processo lento. Para imagens com poucos gradientes, tiles de 25×25 ou 50×50 podem ser suficientes.
Método RGB
Separa a imagem em canais RGB (vermelho, verde, azul), que são recombinados no Mugen com transparência. Quase sem perda de cor e com rápida execução, mas pode apresentar tela branca se houver elementos com alfa transparency control (alpha ctrls).
Método ImageSplitter
Desenvolvido por AokManiac13 como ferramenta de linha de comando. Gera camadas não cortadas, todas com os mesmos eixos. Você escreve o código para uma camada e copia para as demais. Funciona bem, mas se muitas camadas forem geradas (ex. 50+), o Mugen pode sofrer queda de desempenho.
Tutorial em vídeo
Resumo rápido
| Item | Detalhe |
|---|---|
| Autor | Cybaster |
| Versão | 0.8 |
| Ano de lançamento | 18 de fevereiro de 2010; última atualização em 22/02/2010 |
| Compatibilidade | Mugen 1.0 e WinMugen |
| Tipo de estágio produzido | Estático, a partir de uma única imagem |
| Requisitos | Java instalado no sistema |
Limitações e dicas
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